A realidade mista é uma novidade da Microsoft que promete transformar o uso do Windows 10em uma experiência em terceira dimensão. Com os aparelhos necessários (computador, headset e sensor de movimento compatíveis), o usuário se transporta para o mundo virtual e pode utilizar o Windows em realidade virtual, usando mais de um programa simultaneamente.
Testamos: Facebook Spaces une realidade virtual com a rede social
Contents
A diferença entre realidade mista e realidade virtual
A realidade virtual é uma tecnologia que simula um ambiente virtual realista. Essa simulação funciona como uma forma de emulação que procura “enganar os sentidos” do usuário (visão e audição) através de equipamentos oculares e/ou auriculares. Dessa forma, a pessoa se sente presenciando fisicamente o que está sendo transmitido apenas de forma virtual.
O que é Realidade Virtual? Entenda melhor como funciona a tecnologia
A proposta da Microsoft é trazer a experiência da realidade virtual para seu sistema operacional de computadores. Isso significa que os programas e aplicativos do Windows serão vivenciados em um ambiente virtual que simula experiências físicas. No entanto, a grande novidade da realidade mista é que será possível usar os softwares de forma simultânea.
Além disso, a realidade mista também traz um novo elemento: sensores de movimento, que buscam reproduzir também o sentido de toque. Esses dispositivos são segurados com as mãos pelo usuário, e trabalham junto com o headset para aprimorar a sensação de imersão.
Ou seja, não há uma diferença concreta entre ambas “realidades” e, sim, uma convergência. Na prática, a realidade mista usa o conceito e a tecnologia da realidade virtual, que simula um novo mundo construído digitalmente, acrescentando a convergência dos softwares e os sensores de movimento.
Como a realidade mista vai funcionar
A realidade mista chegou com a atualização Windows 10 Fall Creators Update. No update, a Microsoft lançou o aplicativo Mixed Reality Viewer (microsoft.com/mixed-reality-viewer), que simula uma casa onde as paredes e decoração são os softwares. Segundo a fabrincante, a tecnologia vai contar com uma grande variedade de experiências, com jogos imersivos, vídeos 360, filmes e séries, bate papos, aplicativos de criatividade, eventos ao vivo e muito mais.
Com a convergência de funções sendo usadas simultaneamente, será possível, por exemplo, conversar com um amigo por Skype e participar de uma partida de um jogo de realidade virtual, ao mesmo tempo. Os aplicativos trabalhados nessa tecnologia podem ser obtidos na própria loja de aplicativos do Windows 10.
Por ora, a empresa anuncia os seguintes softwares:
- “Free The Night” – uma experiência para admirar o céu estrelado como se não houvesse luz na cidade;
- “Sky World” – um jogo de construir cidades para dragões;
- “Space Pirate Trainer” – game de guerras no espaço.
Além disso, há a promessa de desenvolvimento de uma simulação de Minecraft, jogo que já faz sucesso entre crianças em versão 2D.
É possível encontrar aplicativos com a tecnologia na loja da Microsoft (microsoft.com/store/collections/MixedReality)
Compatibilidade
Para usar a realidade mista, é necessário ter um computador com Windows 10 compatível com a tecnologia, além de um headset preparado para mesma. A própria Microsoft apresenta uma lista de notebooks preparados para essa tecnologia, com especificações de hardware para o melhor desempenho, são eles: Acer Predator 17, Acer Predator 17, Lenovo Yoga 720, Dell Alienware 13, Cyberpower Gamer Ultra Desktop, HP OMEN 17 e Lenovo Legion Y720.
No entanto, a fabricante avisa que outros computadores também são compatíveis, existe uma lista de expecificações necessárias, conforme a tabela abaixo.
Outra saída para verificar a compatibilidade é executar o aplicativo Windows Mixed Reality PC Check (microsoft.com/store/p/windows-mixed-reality-pc-check).
Espeficações de hardware
Recursos | Especificações |
Sistema Operacional | Windows 10 Fall Creators Upadete |
Processador | Intel Core i5 7200 (7th generation mobile) dual core com Hyper-Threading Technology ou melhor |
Memória RAM | 8 GB DDR dual channel |
Memória interna | 10 GB |
Placa de vídeo | Compatíveis: Integrated Intel HD Grafics 620; Nvidia MX150 discrete GPU; Nvidia 965M discrete GPU |
Driver de gráfico | Windows Display Driver Model (WDDM) 2.2 |
Já os headsets, o único disponível à venda no Brasil é o Explorer, da Lenovo, que é encontrado na loja online da empresa por R$2500. Esse aparelho funciona de forma semelhante aos já populares óculos de realidade virtual, mas contam com duas câmeras embutidas, que detectam a posição do usuário e fazem a leitura do ambiente.
Nos Estados Unidos já existem outros modelos das fabricantes Samsung, Dell, HP e Acer: Samsung HMD Odyssey, Dell Visor, HP Headset e Acer Headset, respectivamente.
Via Microsoft
Dúvidas sobre VR? Deixe uma pergunta no Fórum do TechTudo.
Source:_.techtudo.